Estelionato pelo Instagram em Formosa
Nesta terça-feira, dia 27, uma jovem de 24 anos, moradora de Formosa, teve o seu Instagram invadido por criminosos que passaram a realizar postagens com oportunidades de investimento prometendo rendimentos consideráveis.
Um dos seguidores da jovem, acreditando que a postagem havia sido realizada pela conhecida, entregou em contato com os criminosos e realizou uma transferência de R$5.000,00.
- LEIA TAMBÉM
- Carro capotou na DF 100 com motorista e passageiro
- Atropelamento de pedestre na BR 020 deixa homem em óbito próximo à Pousada Alfama, sentido Planaltina
- Carro desgovernado invade açougue deixa um cliente ferido e causa destruição
- Homem ameaça divulgar fotos íntimas em troca de sexo, a casa caiu
Um outro seguidor também acreditou na postagem e transferiu a quantia de R$1.000,00.
Uma das vítimas ainda repassou um código de segurança do banco aos criminosos e teve a conta invadida com a realização de empréstimos.
Como evitar que seu Instagram seja hackeado
- Altere sua senha: escolha uma combinação exclusiva para o Instagram e que seja forte o suficiente para que invasores não a quebrem facilmente.
- Ative a autenticação de dois fatores: com ela, um código extra é exigido no momento em que o usuário tentar entrar em sua conta, e criminosos sem acesso ao aparelho vinculado são barrados.
- Restrinja contas vinculadas: basta, na seção “Segurança”, em “Aplicativos e sites”, remover qualquer atividade suspeita. Além disso, ao conferir localizações geográficas de aparelhos em que o perfil está conectado e quais dispositivos estão sendo usados, é possível fazer logout daqueles que não forem reconhecidos.
- Verifique se seus contatos estão corretos: manter endereços de e-mail e números de telefones atualizados é essencial para que a conta permaneça sob seu controle. Além disso, ao receber avisos de alterações, não clique nos links sugeridos. Prefira conferir o que ocorreu em aba separada, na própria rede social.