Depois da onda de calor, Goiás agora está sob alerta de tempestades com possibilidade de haver granizo e alagamentos, além de ventos de até 100km/h.
Equatorial Goiás alerta população sobre tempestades
⛈️ Previsão de fortes chuvas para o Estado, acompanhadas de ventania, raios e até granizo, provocam danos à rede elétrica
Acidente na BR 020 entre dois carros de passeio deixa três feridos
Acidente na BR 020: Motorista perde controle de caminhão próximo ao posto Itiquira sentido Formosa
Depois da onda de calor, Goiás agora está sob alerta de tempestades com possibilidade de haver granizo e alagamentos, além de ventos de até 100km/h. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu o alerta para 229 municípios, ou seja, quase todo o Estado. Diante desse cenário, a Equatorial Goiás também chama a atenção da população sobre as consequências dos eventos climáticos para a rede elétrica e os cuidados necessários dentro e fora de casa.
⛈️ Nessas situações climáticas extremas há risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, visto que os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, provocando estragos na rede elétrica, que precisa ser reconstruída pelas equipes em campo. “Sob essas circunstâncias, a recomposição da rede elétrica demanda mais tempo, pois muitas das vezes é preciso substituir postes, trocar cabos e substituir transformadores, entre outros”, explica o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás”, Vinicyus Lima.
- LEIA TAMBÉM
- Na BR 020 PRF apreende carabinas de pressão e vários produtos oriundos do Paraguai
- Oportunidades: Hugo abre processo seletivo com 46 vagas para início imediato
- Em Formosa: Jovem marcou encontro com namorado em quadra, e alega que foi vítima de estupro por desconhecido
- Leilão da PCDF últimos dias, leilão de veículos e sucatas de veículos
- Em Cabeceiras de Goiás Jovem foi nadar em poço e acabou morrendo afogado
Outro agravante das tempestades são as descargas elétricas. Somente neste ano, de janeiro a outubro, a Equatorial Goiás identificou cerca de 10 milhões de raios na área de concessão. Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. “As descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia”, afirma Vinicyus Lima.
Confira o que diz o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima
👉🏻 Para evitar danos materiais e físicos, seguem os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante tempestades:
🏠 Cuidados dentro de casa:
✅ Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
✅ Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
✅ Evite consertos de instalações elétricas;
✅ Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo e retire os equipamentos elétricos da tomada.
🚗 Cuidados fora de casa :
✅ Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
✅ Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
✅ Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
✅ Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
✅ Em caso de cabo de energia caído, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Equatorial Goiás pelos canais de atendimento.
- MAIS LIDAS
- Grave acidente com m0rte na GO 118, colisão frontal carro e caminhão
- Colisão entre caminhão e motocicleta no Jardim California deixa condutor da Bis gravemente ferido
- Em Formosa Mãe acusa madrasta de obrigar seu filho a comer lagartixa
💡Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².