A festa de Santo Antônio do Boqueirão em Unaí Minas Gerais chega na sua 276° edição
276° Romaria de Santo Antônio do Boqueirão
Sobre o evento
Romaria de cunho religioso, cultural e uma excelente oportunidade de lazer e confraternização. A diversão esta garantida com desfile de carro de boi, danças, forró, cavalgadas, apresentações de violeiros, foliões, cantores regionais, comidas típicas e entrega de comendas de Santo Antônio do Boqueirão. A maior festa do Noroeste de Minas recebe vários Romeiros vindos de cidades vizinhas, sempre buscando resgatar as origens dos antepassados. A Romaria acontece ás margens do Rio Preto a 42 km de Unaí.
Romaria de Santo Antônio do Boqueirão: edição 2024
A Romaria de Santo Antônio do Boqueirão é um evento tradicional e culturalmente significativo para a comunidade de Unaí, marcando quase três séculos de história e tradição.
- LEIA TAMBÉM
- Homem em fúria tenta esfaquear a ex e o amigo dela, depois furou os pneus do carro do amigo da ex.
- Motociclista foi a óbito após ser atingido por um veículo GM Vectra na rodovia GO 118
- Homem esfaqueado acusa a companheira mas se recusou a revelar a identidade da agressora.
- Grave acidente de trânsito na BR-020 próximo ao JK mobiliza equipes de Resgate.
Localizado no distrito do Boqueirão, o evento atrai milhares de fiéis, peregrinos e visitantes de todas as partes, para celebrar a devoção ao santo padroeiro, sendo uma das expressões culturais mais ricas do noroeste de Minas Gerais.
A romaria, que este ano celebra sua 276ª edição, representa não apenas um momento de devoção religiosa, mas também um marco na gestão e organização local.
A edição de 2024 promete ser ainda mais especial, com novidades e a manutenção das tradições que tornam esse evento único.
Santo Antônio
Antônio foi canonizado pelo papa Gregório IX e se tornou santo em 30 de maio de 1232. A igreja católica o escolheu para ser uma das figuras cultuadas pela instituição devido à fama do português, que ficou conhecido por sua santidade e pelos relatos de milagres que teria operado. Santo Antônio foi canonizado menos de um ano após a própria morte. É considerado o processo de canonização mais rápido da história dos santos lusófonos. No ano de 1946, o Papa Pio XII o proclamou “doutor da Igreja”, com o título de ‘Doctor Evangelicus’ (Doutor Evangélico).