
O casal cuida de 402 galinhas e comercializa cerca de 250 dúzias de ovos por semana.
Fonte e Fotos Emater Goiás
Casal transforma vida com criação de galinhas poedeiras em Formosa
Formosa, Goiás – O que começou como um complemento de renda para Francisco Rodrigues e Cleuza Izabel, transformou-se em um negócio próspero e a garantia de um futuro estável. A reviravolta na vida do casal teve início com a participação no curso de Avicultura, promovido pelo programa Agro é Social, em Formosa.
Com o conhecimento adquirido e o apoio técnico da Emater, Francisco e Cleuza investiram na criação de galinhas poedeiras, vislumbrando uma oportunidade de crescimento financeiro.
O acesso ao cartão do Crédito Social impulsionou o projeto, permitindo a ampliação da estrutura e a aquisição de galinhas da linhagem GLC, recomendadas na capacitação do Agro é Social.
Atualmente, o casal cuida de 402 galinhas e comercializa cerca de 250 dúzias de ovos por semana.

A produção abastece uma rede de supermercados em Formosa, além de mercadinhos e sacolões da região. A participação em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também tem sido fundamental para o sucesso do negócio.
A regularização da produção, com a conquista do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), abriu portas para a comercialização em todo o município e garantiu a segurança e a qualidade dos ovos. “Agora, saio para entregar os ovos sem medo de ter a mercadoria apreendida. A regularização me inseriu em todos os programas”, comemora Francisco.

Antes de investir na avicultura, Francisco precisava complementar a renda com trabalhos fora da propriedade. Hoje, com um faturamento mensal entre R$ 3 e R$ 4 mil, ele se dedica exclusivamente à produção de ovos. “Encontrei autonomia e dignidade no campo”, afirma.
- LEIA TAMBÉM
- Motociclista fica em estado grave após acidente com caminhão na BR 020
- Tentativa de homicídio no Jardim das Américas, Vítima foi socorrida ao HEF em estado gravíssimo
- Pai clama por informações sobre filha desaparecida há 6 dias
A assistência técnica gratuita da Emater Goiás tem sido um pilar fundamental para o sucesso do casal. “Aprendi sobre manejo, alimentação das aves, higienização dos ovos e as melhores práticas para armazenamento e transporte”, explica Francisco.
A história de Francisco e Cleuza é um exemplo de como o conhecimento, o apoio e a determinação podem transformar vidas. O sucesso do casal mostra que o campo oferece oportunidades e que pequenos produtores, com o suporte adequado, têm potencial para prosperar.
Impacto do Agro é Social
Os produtores são assistidos pela Emater há mais de quatro anos e fazem parte do Produzir Brasil, programa do governo federal, mas executado, em Goiás, pela Emater. Ano passado, quando o Agro é Social chegou em sua região teve a oportunidade de se qualificarem e se candidatarem para receber o auxílio do Crédito Social.