Operação Treme Cerrado 2021 Militares do Planalto participam de exercício de combate

www.eb.mil.br

As tropas do Comando Militar do Planalto (CMP) iniciarão, no dia 23 de outubro, o deslocamento estratégico de meios para a Operação Treme Cerrado, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro, no Campo de Instrução de Formosa (CIF). A atividade tem como principal objetivo, o adestramento das tropas que garantem a defesa nos estados de Tocantins, Goiás e Distrito Federal, além do Triângulo Mineiro.

A ação empregará aproximadamente 280 viaturas e contará com a participação de cerca de 2 mil militares das Unidades subordinadas ao CMP.

O exercício militar de combate, dentro de um contexto de defesa da Pátria, têm as finalidades de aprimorar sua capacidade de mobilização militar, elevar o nível operacional da tropa, prosseguir com a capacitação de seus profissionais, entre outras.

Ao longo da ação, serão realizados treinamentos operacionais, tais como Marcha para o Combate, Ataque Coordenado, Reconhecimento e Segurança, Operações Especiais e o Tiro das Armas Coletivas.

Problemas Militares Simulados (PMS) serão propostos aos militares em funções de comando, aos quais caberão realizar um estudo de situação e decidir pela linha de ação a ser tomada, a fim de trazer mais realidade ao exercício, reproduzindo situações reais vivenciados em um combate.

Astros e Guarani em ação

O Exercício contará com o que há de mais moderno em materiais de defesa. O Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex) participará da operação com unidades do Sistema Astros, um sistema de apoio de fogo de longo alcance, com elevada precisão e faz parte do plano de desenvolvimento de um míssil tático de cruzeiro com 300 km de alcance. Esse sistema fortalece ainda mais a artilharia da Força Terrestre como o maior poder de fogo abaixo da linha do Equador. 

As viaturas Guarani que são anfíbias, tem tração nas seis rodas e proteção anti-minas também serão empregadas, principalmente na transposição de curso d’água. O blindado nacional pode transportar até 11 tripulantes.

O 16º Batalhão Logístico (16º B Log) realizará um exercício Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT), com a inclusão de um sistema de teleatendimento operacional, que podem ser aplicados, caso haja a necessidade de atendimento a algum militar que porventura sofrer um acidente na linha de frente. Neste sentido, a retaguarda poderá fazer um teleatendimento de urgência, garantindo toda a segurança do militar, até a chegada da equipe médica.

Principais atividades em Formosa (GO):

24/10 (Domingo) –  Apronto Operacional

  • 24/10 (Domingo) – Tiro do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea
  •  25/10 (Segunda-feira) – Tiro de Armas Coletivas (incluindo o tiro de Astros)
  • 26/10 (Terça-feira) – Transposição de curso d’água utilizando a moderna viatura Guarani
  • 27/10 (Quarta-feira) – Simulação de combate em ambiente urbano
  • A simulação contará com uma área destinada para o acolhimento de pessoas (civis) que fogem do “conflito”
  • Entre outras atividades operacionais utilizando equipamentos de última geração.

INFORMAÇÕES: 

Apoio Logístico:  

Local do Exercício: Campo de Instrução de Formosa (GO) – Forte Santa Bárbara. 

Data: 23 a 27 de outubro de 2021.

Contato: comsoc@cmp.eb.mil.br