Alerta importante: colocar fogo em vegetação é crime e pode dar cadeia

Um trabalhador rural de 39 anos foi preso por colocar fogo em uma mata às margens da BR-060, entre Acreúna e Rio Verde, região sudoeste de Goiás.

Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Telegram

LEIA TAMBÉM
Parapente com motor pega fogo no céu de Formosa vídeo impressionante

A prisão aconteceu na noite desta terça-feira (24) quando uma equipe de policiais que estava em ronda avistou pequenos focos de fumaça e fogo ao longo da rodovia.

Oportunidade com salário de ate R$ 4 mil reais na Secretaria de Educação do DF

LEIA TAMBEM
Tragédia em Formosa: Equipe de resgate do 19º BBM de Formosa foi acionada para atender uma vítima de disparo de arma de fogo

Ao aproximar de uma área de reserva nativa em chamas, os agentes encontraram um homem com tochas acesas e colocando fogo na mata.

Segundo o incendiário, ele e outros dois companheiros foram contratados por um produtor rural para executar o serviço.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou cerca de quase duas horas para debelar o fogo, que se estendeu a cerca de um quilômetro de extensão.

A PRF interditou uma das faixas da rodovia para controlar o trânsito e evitar acidentes.

O homem foi preso e conduzido à Central de Flagrantes em Rio Verde.

A Lei n. 9.605 /98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 41 tipifica como crime contra a flora, a conduta de provocar incêndio em mata ou floresta.

Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Fogo em lote 
Não importa os motivos e nem ocasiões. Colocar fogo no lote e atrapalhar o ambiente próximo é crime previsto na lei 9.605/9, que diz que qualquer atividade que cause danos à saúde humana, como colocar fogo no lixo, matas, lotes, se configura como crime ambiental. 

E além de colocar a saúde humana em risco, o fogo no lote pode atingir os animais.

Além de ser inafiançável, quem colocar fogo no lote pode sofrer pena de seis meses a um ano de prisão e, ainda, pagar multa. 

Como proceder
Se um vizinho colocar fogo no lote dele, você deve entrar em contato com o corpo de bombeiros, por meio do 193, ou da Polícia Militar, através do número 190. 

Você também pode denunciar o seu vizinho à prefeitura de sua cidade, por do telefone 156. Quem atear fogo será sujeito a punições. 

Leia as Ocorrências de cada dia do mês, é só Clicar na data

junho 2022
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930