A semeadura da soja segue recomendação técnica da Embrapa Soja, como parte do programa de controle da ferrugem asiática. (Foto: Enio Tavares/Seapa.)
Agrodefesa alerta
O prazo final para semeadura da soja na safra de verão 2022/2023 é 31 de dezembro, como estabelece a Instrução Normativa nº 02/2022. O alerta é da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), reforçando que o plantio após essa data não é permitido.
Este ano, o período de semeadura começou em 26 de setembro, imediatamente após o término do vazio sanitário.
- LEIA TAMBÉM
- Grave acidente na BR 020 entre os municípios de Alvorada do Norte e Santa Maria deixa cinco mortos
- Quando em atendimento a um acidente na BR 020 outro veículo bateu na Viatura da PRF
- Oportunidade de trabalho na Prefeitura de Flores de Goiás
- Ocorrências policiais, aconteceu de tudo
- Operação do MPGO cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão para apurar desvio de recursos públicos em Formosa por fraude a licitações
- A pedido do MPGO, Justiça prorroga afastamento de vereador de Formosa
- Polícia Militar apreende três armas de fogo após briga de trânsito na rua Visconde de Porto Seguro centro de Formosa
A medida segue recomendação técnica da Embrapa Soja, como parte do programa de controle da ferrugem asiática. Estender a semeadura além de dezembro pode comprometer a fitossanidade das lavouras de soja no Estado. Isso poderia aumentar a necessidade de aplicações com fungicida, ocasionando a perda de eficiência desses produtos para controle da ferrugem asiática.
Ao cadastrar as lavouras os produtores deverão imprimir o boleto gerado automaticamente e pagar a taxa. Após a confirmação do pagamento o cadastro será validado. Caso deixe de cadastrar e/ou pagar a taxa, o sojicultor estará sujeito a penalidade de multa.
Além de regular o calendário de semeadura, a Instrução Normativa 02/2022 estabelece a proibição do cultivo de soja em sucessão à soja na mesma área e no mesmo ano agrícola. A medida é necessária para evitar a perpetuação do fungo da ferrugem asiática nas áreas produtivas.