Por que não divulgamos suicídios ou tentativas de suicídios?

Compartilhar

Por que não divulgamos suicídios ou tentativas de suicídios?

Para não induzir ninguém a tentar suicidar-se.

O misterioso sumiço do jovem que saiu de Formosa para levar um carro a Belo Horizonte

Existe, na literatura especializada, um fenômeno conhecido como EFEITO WERTHER.

Em linhas gerais, pesquisas indicam que a divulgar um caso de suicídio pode induzir uma pessoa que esteja suscetível a cometer o próximo.

Existem, ao redor do mundo, casos em que a própria mídia desencoraja reportagens sobre suicídios, em razão deste efeito.

É preciso falar do assunto e promover o desenvolvimento de tratamentos e abordagens, mas sem, no entanto, referir-se a casos concretos.

#VidaPorVidas

O nome se deve ao romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Goethe.

#Bombeiros193

TC BRÁULIO FLORES

Há diversos fatores que contribuem para que o indivíduo pense em acabar com a própria vida e chegue de fato a se suicidar. Mas os especialistas também destacam que romantizar ou falar sobre o tema de forma leviana aumenta o número de casos ou tentativas.

Esse fenômeno é chamado de efeito werther e faz referência ao livro “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Johann Wolfgang Goethe, publicado em 1774 e que foi associado a uma onda de suicídios na Europa. Na obra, o protagonista conta a história de seu amor impossível ao narrador. Werther acreditava que só seria feliz com a amada, mas como não encontra uma saída para o romance se concretizar, ele se mata.

Buscar ajuda sempre é o melhor caminho

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

fevereiro 2023
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728  

Compartilhar
Rolar para cima
Romaria de Santo Antônio do Boqueirão 2024: Unaí, Minas Gerais