Em Água Fria de Goiás: Semad em alerta para risco de rompimento de barragem

Compartilhar

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), determina a adoção de medidas emergenciais para segurança da população e evitar desastres ambientais em decorrência de más condições de uma barragem.

As ações ocorrem após alerta da Defesa Civil estadual.

O empreendimento, no Município de Água Fria de Goiás, apresenta galgamento sobre a crista e erosões no talude de jusante, situação que pode ser agravada com a ocorrência de chuvas intensas, previstas para a região.

Os donos de barragens podem se regularizar junto à Semad registrando sua barragem. Basta acessar o link https://portal.meioambiente.go.gov.br/barragens.

COMITÊ DE CRISE

Após conhecimento da situação de risco, foi criado um “comitê de crise” que conta com integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), Defesa Civil, Semad e Prefeitura de Água Fria de Goiás.

Foram estabelecidas metas e ações emergenciais para garantir a segurança da população da área abaixo da barragem, até que o empreendedor restabeleça a segurança do local. 

A Semad notificou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), dono do empreendimento, para que faça imediatamente o rebaixamento do nível da barragem.

E mais: como destaca a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, o barramento deve ser vistoriado periodicamente por um engenheiro para avaliar sua estabilidade e segurança de operação.

SEGURANÇA DAS PESSOAS

“O mais importante, como neste caso com risco de rompimento, é garantirmos a segurança das pessoas e evitar danos severos ao meio ambiente”, alerta a secretária.

A Semad, por meio do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), alerta para a ocorrência de chuvas intensas a partir de agora, requer atenção especial dos proprietários de barragens para evitar danos aos empreendimentos e risco à população. 

Levantamento do Cadastro Ambiental Rural aponta mais de 30 mil acumulações hídricas em Goiás. Estudos apontam que destas, aproximadamente 10,2 mil possuem área superior a um hectare, ou seja, 10 mil m².

dezembro 2022
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Goiás vem registrando volume alarmante de raios em 2024