Padre Joacir d’Abadia nos faz refletir sobre um momento de dor

Compartilhar

Um momento de dor

Sei como é difícil velar a dor. Nesta dor da perda, o fim chega à medida que se confia a Deus todo o sofrimento e se permite que o tempo cure as feridas. Mantenha as memórias da pessoa querida vivas em seu coração e saiba que você não está sozinho neste momento difícil.

É importante buscar apoio

Nos momentos de dor, é fácil sentir-se sozinho, mas é importante nos lembrarmos de que há muitas pessoas que se importam conosco e estão prontas para nos ajudar. É importante buscar apoio dos entes queridos e, se necessário, procurar ajuda profissional.

A dor da perda é uma parte natural da vida

A dor da perda é uma parte natural da vida, e todos nós experimentamos momentos difíceis e tristes ao longo do caminho. No entanto, é precisamente nestes momentos que podemos aprender mais sobre nós mesmos e sobre o verdadeiro significado da vida.

A dor pode nos ensinar a valorizar mais as coisas boas em nossas vidas, a sermos mais gratos e a apreciarmos cada momento. Ela também pode nos ajudar a crescermos em força, coragem e sabedoria. É importante não evitar ou negar a dor, mas enfrentá-la de frente e permitir que ela nos molde e nos ensine.

As poucas palavras que são ditas, permeadas pela dor, representam um livro escrito. Cada palavra dita na dor representa um texto, um artigo escrito. Estar na fonte da dor ou longe dela… tudo será interpretado a partir da presença. Mesmo estando há quilômetros de distância, se pode imaginar a partilha da dor que parece ser infindável.

Quando as palavras parecem insuficientes para expressar o que sentimos

O silêncio da dor reina como o findar da madrugada: escuta tão somente o existir das coisas. O silêncio da dor é poderoso e pode ser abafante. Quando as palavras parecem insuficientes para expressar o que sentimos, a dor parece dominar tudo ao nosso redor. Nestes momentos, é importante permitir que o silêncio da dor reine e dar o tempo necessário para processar e sentir as emoções.

Às vezes, pode ser útil expressar a dor através da arte ou da escrita, ou simplesmente permitir-se chorar. Outras vezes, pode ser benéfico falar com um amigo ou terapeuta para ajudar a lidar com a dor. Lembre-se de que a dor é temporária, e que, com o tempo, ela se dissipará e você encontrará a paz. Mantenha a fé e saiba que você não está sozinho neste momento difícil.

Confiar em Deus e entregar todo o sofrimento

Em resumo, eu compreendo a dor da perda e a dificuldade de lidar com ela. No entanto, confiar em Deus e entregar todo o sofrimento a Ele pode trazer um pouco de alívio. As poucas palavras que são ditas na dor são como um livro escrito, cada uma representando um artigo.

Independentemente de estarmos próximos ou distantes da dor, tudo será interpretado pela presença. Mesmo à distância, a dor parece interminável. O silêncio da dor é dominante, como o fim da madrugada, quando apenas se ouve a existência das coisas. Vele em paz seu momento de dor!

Padre Joacir d’Abadia, filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Teologia e Filosofia, membro de 5 Academias de Letras, Pároco da Paróquia São José Operário Formosa-GO/Diocese de Formosa-GO

janeiro 2023
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Goiás vem registrando volume alarmante de raios em 2024