Equipes médicas multiprofissionais realizam segunda captação múltipla de órgãos no Hospital Estadual de Formosa
Foto: HEF
Captação de órgãos beneficia quatro pacientes
O Hospital Estadual de Formosa (HEF) realizou, nesta quinta-feira (08/06), sua segunda captação múltipla de órgãos para doação. A unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) captou fígado, rim e córneas.
- LEIA TAMBÉM
- Na BR 020 Colisão entre dois carros de passeio e uma moto deixa um ferido
- GIH de Formosa concluiu a investigação que apurava o homicídio de Edson Alves Mares
- Ex-namorado é acusado de disparar diversas vezes no carro que a ex- estava
O doador, de 38 anos, teve diagnóstico de morte encefálica. A família, que foi acolhida pela equipe multiprofissional da unidade, consentiu pela doação. O fígado foi destinado ao Distrito Federal. O rim foi enviado a Pernambuco, e as córneas ficam em Goiás, beneficiando quatro pacientes.
A gerente de Transplantes da SES, Katiúscia de Freitas, reforça a importância da doação de órgãos e tecidos.
“Nós fazemos um trabalho incansável de capacitação de profissionais para o melhor acolhimento das famílias doadoras. O momento é delicado e, para obtermos a autorização dos entes queridos, existe um serviço humanizado de acolhimento”, pontua.
Gerente de Transplantes da SES, Katiúscia de Freitas
- MAIS LIDAS
- Homem atropelado por motocicletas no bairro Formosinha não resistiu aos ferimentos
- Ex-namorado é acusado de disparar diversas vezes no carro que a ex- estava
- PM resgata mulher após agressão e cárcere privado no Jardim Oliveira
“Deixamos aqui mais uma vez o apelo de que se você tem o desejo, se você é um doador, conscientize a sua família sobre o seu desejo ainda em vida, para que no momento de dor sua família possa ressignificar o luto oferecendo vidas para pessoas que esperam por um órgão ou tecido”, completou.
CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS – APOIO
Uma captação de órgãos bem-sucedida depende de diversos fatores, como, por exemplo, a mobilização de uma grande equipe para as cirurgias e também para o transporte. Nesta quinta-feira, cinco profissionais saíram de Goiânia com destino a Formosa para auxiliar na captação dos órgãos do paciente.
Como é necessário levar itens, como as caixas onde os órgãos são armazenados, a SES contou com a parceria do Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg).