Justiça determina medidas urgentes para impedir incêndios no lixão de Formosa com multa em caso de descumprimento

Compartilhar

As providências deverão ser cumpridas pelo município de Formosa e a Associação dos Catadores Ambientalistas da Estrutural (Ambiente), gestora do lixão.

Fonte: MPGO


Prefeitura de Formosa tem que acabar com os incêndios no lixão

Ao acolher pedidos feitos em ação proposta pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), a Justiça determinou uma série de medidas que devem ser implementadas imediatamente para garantir o fim dos incêndios no lixão de Formosa. As providências deverão ser cumpridas pelo município de Formosa e a Associação dos Catadores Ambientalistas da Estrutural (Ambiente), gestora do lixão.

Mulher de Formosa acusada de embriaguez bate o carro contra comércio em Santa Rosa

Concurso da ANA abrirá inscrições em 29 de janeiro e seguirão até 21 de fevereiro

A decisão liminar, proferida nesta quinta-feira (18/1), determina que, num prazo de cinco dias, os acionados devem:

I) garantir vigilância ininterrupta (24 horas por dia) nas dependências do lixão, tanto na parte interna, como na externa, em especial na porção destinada à deposição de rejeitos;

II) compartimentar os rejeitos em quadrantes separados e sem ligação entre si, conforme orientação do Corpo de Bombeiros;

III) ter à disposição do Corpo de Bombeiros, para pronto acionamento e em qualquer horário, uma retroescavadeira e um operador habilitado para manusear o maquinário.

Já, no prazo máximo de 30 dias, foram determinadas as seguintes providências:

I) cercar o perímetro da área destinada ao centro de triagem e à deposição de rejeitos, impedindo definitivamente o acesso de pessoas ou veículos não autorizados;

II) fechar definitivamente quaisquer entradas clandestinas já abertas; e

III) dar início a um termo de cooperação técnica com o Corpo de Bombeiros para estruturação de Brigadas Municipais Mistas visando à rápida resposta aos incêndios no lixão.

Em caso de descumprimento das imposições, será aplicada multa no valor de R$ 2 mil por dia, limitado ao valor global de R$ 100 mil, sem prejuízo de sua majoração (aumento), em caso de necessidade. Na decisão, foi observado que “em razão da completa omissão do Poder Público e da associação responsável, faz-se necessária a intervenção judicial, diante dos diversos danos causados, os quais vêm se reiterando com o tempo, causando maiores prejuízos à coletividade e ao meio ambiente”.

Ação do MPGO apontou os prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente


Proposta no início deste mês pelo promotor de Justiça Ramiro Carpenedo Netto, a ação pediu medidas de urgência que pudessem impedir os sucessivos incêndios que ocorrem há anos no lixão de Formosa e as consequências ao meio ambiente e à saúde pública
Apesar de o MP ter tentado a resolução da demanda de forma extrajudicial, tanto o município quanto a associação não se dispuseram a implementar medidas que pudessem impedir os constantes incêndios no local. Leia sobre a ação no Saiba Mais. 

https://mpgo.mp.br/portal/noticia/acao-do-mpgo-pede-na-justica-o-fim-dos-incendios-no-lixao-de-formosa

Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – fotos: 2ª PJ de Formosa


Compartilhar
Rolar para cima
Goiás vem registrando volume alarmante de raios em 2024